Departamento de Matemática :::

Histórico do Departamento

O Departamento de Matemática do IBILCE - UNESP, foi criado em 1968, por ocasião da criação do curso de Licenciatura em Matemática, no então instituto isolado de ensino superior do Estado de São Paulo, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto.

Desde então o departamento tem se empenhado em crescer de forma organizada, buscando qualificar seu corpo docente sem se descuidar do ensino, da pesquisa e da prestação de serviços à comunidade, objetivos principais da Universidade.

Nesses mais de trinta anos de existência, ocorreram dois desmembramentos resultantes de seu crescimento, o primeiro para a formação do Departamento de Ciências de Computação e Estatística, e o segundo para a constituição do Departamento de Física.

Os nossos cursos de graduação se consolidaram mantendo-se uma posição invejável entre os dez melhores do Brasil, e temos obtido conceitos AAA nos provões do MEC. Outra consequência natural desse crescimento foi a criação do curso de Pós-graduação stritu sensu, hoje com apoio da CAPES/CNPq e FAPESP. Mais recentemente, começamos a oferecer cursos de especialização (Pós-graduação lato sensu) para atender a uma demanda da comunidade. Isso tudo tem contribuído, sem dúvida, para que a UNESP se consolide numa posição de topo entre as melhores universidades do Brasil.

O departamento conta com 28 docentes, sendo: 08 adjuntos, 14 doutores e 6 mestres. Destes, 24 em RDIDP (40h semanais), 4 professores substitutos (jornada de 24h semanais).

O departamento tem participado de maneira ativa e destacada do cenário científico atual, mantendo um contínuo relacionamento com outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, através da participação de seus docentes e alunos nas mais variadas atividades científicas e culturais promovidas pela comunidade científica nacional.

........................................................................................................................................................................................................

Cursos de Atuação

O departamento é responsável pela maioria das disciplinas dos cursos de Bacharelado em Matemática (diurno), Licenciatura em Matemática (diurno e noturno) e pelas disciplinas de matemática dos cursos de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Bacharelado em Ciência da Computação, Física Biológica, Química Ambiental e Pedagogia.

Tem também sob sua responsabilidade o Curso de Pós-Graduação em Matemática.

........................................................................................................................................................................................................

Membros do Conselho do Departamento de Matemática

Membros Natos:

Prof. Dr. Jéfferson Luiz Rocha Bastos (Chefe)
Profª Drª Luci Any Francisco Roberto (Vice-chefe)

 

Membros Titulares
Membros Suplentes
 Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Prof. Dr. Parham Salehyan
Prof. Dr. Waldemar Donizete Bastos Prof. Dr. Adalberto Spezamiglio
Profª. Drª. Andréa Cristina Prokopczyk Arita Profª Drª Luciana de Fátima Martins
Prof. Dr. German Jesus Losada Cruz Profª. Drª. Juliana Conceição Precioso Pereira
Profª Drª Maria Gorete Carreira Andrade Profª Drª Ermínia de Lourdes Campelo Fanti
Luciene Pires Xavier João Evangelista Brito da Silva

........................................................................................................................................................................................................

Grupos de Pesquisa

Grupo de Análise

Grupo de Ensino de Matemática

Grupo de Geometria Algébrica e Álgebra Comutativa

Grupo de Singularidades

Grupo de Sistemas Dinâmicos

Grupo de Teoria dos Números

Grupo de Topologia Algébrica

Linha de Pesquisa não ligada a grupos - História da Matemática

voltar

..................................................................................................................................................
Última Atualização: ago/2011

















 


Política de Privacidade        Política de Serviço

UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Campus de São José do Rio Preto


Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática - Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por